Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Contação de histórias na aula de Filosofia

Os alunos do 8º e 9º do Ensino Fundamental II, foram convidados pelo professor Fernando Lucas na disciplina de Filosofia, a olhar para aqueles objetos que os cercam com uma outra visão.

Com base em atividades vinculadas a contação de história, os alunos tiveram de criar seus próprios enredos e personificar os objetos para que eles tomassem o lugar dos personagens e do cenário. Assim, a borracha passa a ser herói, o pincel é alguém com problemas de autoestima, o desodorante é um grilo preguiçoso, entre outros.

Após isto, os alunos elaboraram um breve vídeo mostrando as mãos e interagindo com os objetos escolhidos.

Segundo o professor Fernando ‘’O objetivo foi explorar as diversas possibilidades que a criatividade e a autoria promovem. Além disso, a atividade permitiu trabalhar as perspectivas diversas que rodeiam nossa realidade, os focos e certezas alheios que necessitam de uma bela dose de empatia para que sejam promovidos os diálogos e as opiniões plurais.’’

Viu só? Aqui no Universitário ensinamos Filosofia de um jeito diferente!