Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Enem 2021: treineiro do Colégio Universitário fará a prova pela terceira vez

O Ministério da Educação considera treineiro o estudante menor de 18 anos que se inscreve para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de estudo, de auto avaliação. Esse é o caso do aluno do Colégio Universitário, Henrique Menegaz. Cursando o terceiro ano do Ensino Médio, o jovem de 17 anos está se preparando para o terceiro Enem.

“Esse será para valer, os outros dois fiz apenas para treinar mesmo. Me preparo estudando um pouco todos os dias. Meus professores dão bastante ênfase em matemática, física, língua portuguesa e redação em sala de aula, oferecendo até aulas extras à tarde. Isso fez e faz toda a diferença na minha preparação”, explicou o aluno.

Ele conta que a pandemia dificultou os estudos, mas o apoio do Colégio o fez não desistir. “É uma realidade muito nova à qual não nos acostumamos completamente. Aqui na instituição continuamos recebendo um ensino de qualidade, seja na forma presencial ou online”, comentou.

No Colégio desde 2016, Henrique pontua a sua evolução entre um exame e outro. “Melhorei muito principalmente na redação, que se tornou mais fácil com a ajuda da professora Thamiris. Em matemática, a pontuação também aumentou”, destacou.

“No último trimestre começamos a fazer a revisão que temos em apostila para as questões da prova de fato. Já para a redação, a preparação inicia no primeiro ano do Ensino Médio”, disse a professora de Literatura e Língua Portuguesa do Colégio, Thamires Dondóssola.

“Levo para eles textos de participantes que obtiveram no mínimo 900 pontos, assim entendemos a estruturação. Na primeira redação, analiso como é a forma de texto deles, e vamos ajustando juntos. Discutimos a argumentação oral para transformar em uma escrita mais clara no momento da prova”, complementou.

O estudante deixa uma dica para quem deseja se tornar um treineiro do Enem. “O aluno deve focar principalmente na redação e matemática, além de ter em mente que o Enem é uma prova longa e de resistência. Portanto é necessário descansar dias antes para aguentar o tempo de duração”, concluiu.

Texto: Natasha Monteiro, sob supervisão de Amanda Ludwig/Traquejo Comunicação