Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Experimento realizado pelos alunos do 9º Ano nas aulas de Química

Os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II estão estudando em Química os indicadores de ácido-base.

Com o intuito de aprofundarem seus conhecimentos na matéria estudada, orientados pela professora da disciplina Thayse Mazzucco, os alunos realizaram um experimento natural com o indicador de repolho roxo, o qual tem por objetivo produzir indicadores naturais de ácido – base, mostrar a troca de coloração com alteração do pH e observar as cores diferentes de cada solução.

A atividade foi realizada em duas etapas: na primeira etapa foram adicionadas 6 substâncias distintas nos frascos e na segunda etapa foram acrescentados aos frascos o indicador natural de repolho roxo.

Através deste experimento os alunos observaram as diversas cores que foram criadas a partir da mistura das substâncias. A prática realizada tem o objetivo de extrair antocianinas do repolho roxo e criar uma escala de pH a partir do seu extrato. As substâncias puderam ser classificadas com base nas cores: Vermelho = Ácido, Roxo = Neutro e Verde = Básico.